Montréal (Canadá) - A disputa do WTA 1000 de Montréal marca o retorno de Caroline Wozniacki ao circuito profissional. A ex-número 1 do mundo, que completou 33 anos em julho, estava sem jogar desde o Australian Open de 2020. No período em que se afastou das competições, a dinamarquesa se dedicou a formar uma família e volta ao circuito na companhia dos filhos, Olivia e James.
"Não tenho nada a perder. Já fiz muito na minha carreira e basicamente cumpri a maioria das metas que estabeleci. Mas estou aqui porque adoro competir. Adoro o esporte, e sinto que ainda tenho muito a dar ao esporte. E jogar ao lado da minha família torna tudo muito mais agradável", disse Wozniacki, na coletiva de imprensa deste domingo em Montréal. A dinamarquesa já foi campeã do torneio em 2010.
The return begins in Montreal 📍
— Omnium Banque Nationale (@OBNmontreal) August 4, 2023
Welcome back former champion, Caroline Wozniacki 👋 😃
//
Le retour commence à Montréal 📍
Bienvenue à l'ancienne championne, Caroline Wozniacki 👋😃#OBN23 pic.twitter.com/Q0Qx82LwI8
A estreia de Wozniacki em Montréal será contra a australiana Kimberly Birrell, 114ª do ranking e vinda do quali. No último fim de semana, Birrell venceu a compatriota Daria Saville e a cazaque Yulia Putintseva. Caso supere sua primeira rival, a dinamarquesa pode cruzar o caminho da campeã de Wimbledon Marketa Vondrousova, número 10 do mundo. A canhota tcheca estreia contra a egípcia Mayar Sherif.
"Realisticamente, quando você não está no circuito e não joga uma partida há tanto tempo, não importa o quanto você treine, quantos sets de treino você fez, você nunca pode replicar estar em uma quadra de jogo", avaliou a vencedora de 30 títulos no circuito da WTA, com evidente destaque para o Australian Open de 2018.
"Em relação ao tênis, sinto que estou indo muito bem nos treinos e vai ficar tudo bem quando eu estiver lá", complementou a dinamarquesa. "Portanto, não estou estressada. Não estou preocupada. É apenas uma questão de conseguir mais e mais partidas. Quanto mais eu jogar, melhor eu vou jogar. Espero estar no meu auge para o US Open".