Toronto (Canadá) - O número 1 do mundo Carlos Alcaraz safou-se dos três break-points que encarou na estreia do Masters 1000 de Toronto e está nas oitavas de final depois de eliminar o canhoto norte-americano Ben Shelton, em duelo de dois jogadores de 20 anos, com as parciais de 6/3 e 7/6 (7-3 no tiebreak).
Com isso, Alcaraz atinge 13 vitórias consecutivas, já que vem dos títulos na grama de Queen's e de Wimbledon. Sua notável temporada já soma 48 vitórias em 52 possíveis, sendo 11 de 12 no piso sintético.
Seu adversário é um especialista nesse tipo de superfície, o polonês Hubert Hurkacz, que no começo da rodada virou em cima do sérvio Miomir Kecmanovic, por 5/7, 6/3 e 6/0. No único confronto já feito, Alcaraz venceu Hurkacz na semifinal de Miami do ano passado em dois tiebreaks.
"Ele se mostrou mais agressivo do que eu no começo da partida e precisei esperar até achar meu ritmo", avaliou Alcaraz, sem mostrar grande ânimo com sua atuação desta noite. "Espero subir de qualidade nas próximas rodadas".
O saque foi um dos problemas do espanhol. Ele acertou apenas 58% do primeiro serviço e venceu 71% desses pontos, o que permitiu a Shelton devoluções arriscadas em várias oportunidades. Cada tenista marcou 17 winners e o espanhol cometeu apenas dois erros a menos (24 a 26).
Shelton apertou o primeiro serviço de Alcaraz e chegou aos três break-points, mas daí em diante não conseguiu novas ameaças. Ao longo do segundo set, mostrou tranquilidade para manter seu saque e levar ao tiebreak, mas um erro custou 3-1 e Alcaraz não permitiu recuperação.