Brasília (DF) - O Brasil tem quatro representantes nas oitavas do Engie Open, ITF W80 de Brasília, que está sendo disputado na Arena BRB. Laura Pigossi, Luiza Fullana, Ana Candiotto e Carolina Bohrer entram em quadra nesta quinta-feira, a partir das 10h, em busca de uma vaga na próxima fase do torneio, que vai até domingo. A entrada é gratuita para o público.
A jovem paulista de 19 anos Ana Candiotto, 652ª do mundo, abre a rodada da quadra central diante da grega Despina Papamichail, 202ª e cabeça de chave 7 do torneio. "Tenho que encarar o jogo como uma oportunidade, tentar jogar o mais tranquila possível, fazer bem as coisas que estão no meu controle e aproveitar ao máximo a chance de poder estar jogando a segunda rodada de um W80", disse a brasileira, que também está nas quartas de final de duplas ao lado da fluminense Rebeca Pereira.
Na sequência, será a vez Laura Pigossi, 144ª do mundo, entrar em quadra para enfrentar a britânica Eden Silva, 372ª, em confronto inédito. A paulista de 29 anos e campeã do W60 de Feira de Santana, na semana passada, vem de seis vitórias seguidas e ganhou um dia de folga. "Foi bom ter um dia a mais para me recuperar, embora tenha treinado hoje para me adaptar ainda mais as condições. Estou tranquila e quero aproveitar ao máximo a oportunidade de jogar no Brasil".
A brasiliense de 22 anos Luiza Fullana, 1122ª, terá o maior desafio da sua carreira até aqui ao encarar a francesa Kristina Mladenovic, ex-top 10 e atual 206ª, às 13h30, na quadra central, em sua primeira participação no torneio W80. Fechando a programação, às 18h, a catarinense de apenas 15 anos Carolina Boher, 1093ª do ranking, terá pela frente a bielorrussa Jana Kolodynska, 277ª e finalista em Feira de Santana. A brasileira também faz sua estreia em torneios desse nível.
Cinco brasileiras avançam nas duplas
Em jogo com quatro brasileiras em quadra, Ana Candiotto e Rebeca Pereira venceram Olívia Carneiro e Maria Luísa Oliveira por 7/5 e 6/2. Elas enfrentam a britânica Eden Silva e a ucraniana Valeriya Strakhova, cabeças. Já Carol Meligeni e a argentina Julia Riera venceram Jennifer Rosa Dourado e Nicolly Ferreira por 6/3 e 6/2. As próximas rivais são Isabelle Torres e Luisa Silvestre, que foram beneficiadas pela desistência das cabeças 1, a húngara Panna Udvardy e a francesa Kristina Mladenovic.
Primeiras classificadas para as oitavas
Segunda cabeça chave, a argentina Julia Riera venceu a ucraniana Valeriya Strakhova por 4/6, 6/3 e 6/4. Ela enfrenta a francesa Leolia Jeanjean, que bateu a norte-americana Raveena Kingsley por 6/1, 4/6 e 6/4. Também avançou a sérvia Natalija Stevanovic, terceira favorita, que fez 6/3 e 6/1 contra a canadense Cadence Brace. Sua próxima rival pode ser Luiza Fullana ou Kristina Mladenovic.
Confira a programação desta quinta-feira.
Quadra Central -10h
[7]Despina Papamichail (GRE) vs. [C]Ana Candiotto (BRA)
Não antes de 11h30
Eden Silva (GBR) vs. [4]Laura Pigossi (BRA)
Não antes de 13h30
[C]Luiza Fullana (BRA) vs. [6]Kristina Mladenovic (FRA)
Não antes de 15h30
Ana Candiotto (BRA)/Rebeca Pereira (BRA) vs. [2]Eden Silva (GBR)/Valeriya Strakhova (UCR)
Não antes de 18h
Jana Kolodynska vs. [C]Carolina Bohrer (BRA)
Quadra 4 - 10h
Lulu Sun (SUI) vs. [Q]Varvara Lepchenko (EUA)
Não antes de 12h
Isabelle Torres (BRA)/Luisa Silvestre (BRA) vs Carolina Meligeni (BRA)/Julia Riera (ARG)
Quadra 5 - 12h
[4]Maria Fernanda Herazo (COL)/Noelia Zeballos (BOL) vs. Zoe Hitt (EUA)/Gabriella Price (EUA)
Não antes de 13h30
Miriana Tona (ITA)/Ani Vangelova (BUL) vs. [3]Despina Papamichail (GRE)/Natalija Stevanovic (SER)