Lambare (Paraguai) - A equipe masculina do Brasil estreou com vitória no Sul-Americano de 16 anos, que está sendo disputado nesta semana em Lambare, no Paraguai. A competição é classificatória para a Copa Davis Júnior, que vencida pelo Brasil no ano passado. A próxima edição do Mundial da categoria será no mês de novembro, em Córdoba, na Espanha.
Os brasileiros venceram a Bolívia por 3 a 0. A série começou com o brasiliense Pedro Chabalgoity vencendo Salvador Rallin por 7/5 e 6/2. Na sequência, o mineiro Victor Winheski bateu Santiago Lora por duplo 6/2. Nas duplas, Pedro Chabalgoity e Luiz Felipe Silva venceram Salvador Rallin e Jorge Rodriguez também por duplo 6/2.
"Vencer no primeiro dia tira o nervosismo da estreia e ajuda os meninos a ganharem mais confiança para a sequência do torneio. Temos um longo trabalho aqui no Paraguai e já demos o primeiro passo", disse o capitão Rodrigo Ferreira. Os brasileiros enfrentarão o Chile na segunda rodada. No mesmo grupo também estão Paraguai e Uruguai.
Na chave feminina, que vale vaga para a Billie Jean King Cup Junior, as brasileiras estrearam com derrota por 2 a 1 para a Venezuela. Helena Bueno foi superada por Andrea Noguera, por duplo 6/3. O empate veio com Pietra Rivoli, que Andrea Magallanes por 6/2 e 6/0. Nas duplas. Pietra Rivoli e Carolina Bohrer Martins foram derrotadas por Mariangel Estrella e Andrea Noguera, com parciais de 7/5 e 6/3.
A equipe da capitã Fernanda Ferreira enfrenta a Bolívia nesta terça-feira. As brasileiras ainda terão pela frente as peruanas e equatorianas durante a fase de grupos.