Nova York (EUA) - Antes do início do US Open, vários jogadores participaram do Programa ATP de Educação para Negócios lançado em maio e que chegou ao fim em Nova York. “Foi valioso para nós estar presentes neste curso. Espero que possamos fazer mais”, disse o mineiro Marcelo Melo. “Todos os jogadores que estiveram lá apreciaram muito o fato de a ATP tornar isso possível, e espero que possamos fazer outro. Aprendi muito, muitas coisas que não tive oportunidade de [aprender] antes.”
O programa terminou com uma sessão presencial de dois dias em Nova York, em um ambiente especial: a sede da NBA. Os jogadores não apenas desfrutaram de um passeio pelos bastidores lá, mas também de uma visita aos bastidores do Madison Square Garden.
A oportunidade especial encerrou quatro meses de estudos com 30 horas de aula com mais de 20 jogadores da ATP inscritos. O programa foi projetado para desenvolver o conhecimento dos atuais jogadores sobre a indústria esportiva e ajudá-los a desenvolver suas habilidades para quando suas carreiras chegarem ao fim. O australiano Matthew Ebden, membro do Conselho Consultivo de Jogadores, foi um dos participantes.
Ebden, de 35 anos, sempre se interessou por educação e a escola era importante para ele. Ele adiou os estudos de Direito para seguir o tênis profissional, mas estudou ao longo de sua carreira, desde o bacharelado em administração até cursos de Direito e outros ao longo dos anos. Durante a pandemia de Covid-19, fez diversos cursos certificados.
Além dos tópicos da indústria esportiva, o curso também proporcionou aos jogadores sessões sobre habilidades interpessoais, incluindo sessões sobre liderança, narração de histórias, comunicação e desenvolvimento profissional. Os jogadores formados no programa são: Jan-Lennard Struff, Matwe Middelkoop, João Sousa, Aisam-Ul-Haq Qureshi, Gastão Elias, Federico Delbonis, Malek Jaziri, Marcelo Melo, Jamie Cerretani, Pierre-Hugues Herbert, Pablo Andujar, Mackenzie McDonald, Gregoire Barrere, Quentin Halys, Emil Ruusuvuori, Robin Haase, Marc-Andrea Huesler, Matthew Ebden, Jamie Murray e Philipp Oswald.