Notícias | Top Spin
Parceria da WTA apoia pesquisa contra câncer de mama
03/10/2023 às 19h21

St. Petersburg (Flórida/ EUA) – Continuando a sua missão de capacitar as mulheres através da igualdade, educação, liderança, saúde e bem-estar, o braço filantrópico da WTA, a Fundação WTA, dedica o mês de outubro à promoção e apoio à sensibilização para o câncer da mama.

O parceiro oficial de saúde e igualdade da WTA e pioneiro da mamografia 3D, a Hologic, novamente apoia a campanha deste ano. Como parte da colaboração para defender a saúde das mulheres em todo o mundo, as duas organizações continuarão a destacar iniciativas de saúde preventivas e educativas, culminando com a campanha anual “WTA Foundation ACEing Cancer by Hologic”, que fornece apoio financeiro a investigadores e organizações sem fins lucrativos dedicadas à luta contra o câncer que afeta as mulheres.

O presidente da WTA, Micky Lawler, e a lenda do tênis e duas vezes sobrevivente do câncer de mama, Martina Navratilova, tocaram o sino na abertura da Nasdaq em Nova York juntamente com o presidente da Hologic, Steve MacMillan, para dar início ao Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama.

Após a visita, Navratilova, juntamente com a diretora executiva da Fundação WTA, Ann Austin, visitaram o Hope Lodge, da American Cancer Society, em Nova Iorque, que oferece alojamento temporário para pacientes com câncer em tratamento e seus cuidadores. Anualmente, a entidade atende 29.000 pacientes e cuidadores e oferece 500 mil noites gratuitas de hospedagem nas comunidades Hope Lodge em todo o país.

Durante o Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama, a Fundação WTA vai conscientizar sobre a importância dos cuidados preventivos, incluindo os exames de rotina para detecção precoce e tratamento de doenças. Mais de 2 mil milhões de mulheres em todo o mundo não foram testadas nos últimos 12 meses para qualquer tipo de câncer.

Além das iniciativas educacionais, a colaboração entre a Hologic e a WTA obteve grande sucesso na arrecadação de fundos para a campanha ACEing Cancer da Fundação WTA, com a Hologic fazendo uma doação para cada ace servido em um torneio WTA 1000 e 500 este ano. Os fãs também podem fazer doações em wtatennis.com/aceingcancer.

Uma parte da arrecadação da campanha ACEing Cancer irá cofinanciar um pesquisador, juntamente com o Cancer Research Racquet. Este será o quarto pesquisador cofinanciado pela WTA Foundation e pela Cancer Research Racquet por meio de subsídios da American Cancer Society, e o terceiro envolvendo a Hologic. A WTA selecionará o beneficiário da bolsa de pesquisa deste ano após a conclusão da campanha de arrecadação de fundos, no final do ano.

A bolsa de pesquisa de 2023 será concedida em nome da ex-top 10 da WTA, a espanhola Carla Suarez Navarro, que foi diagnosticada com linfoma de Hodgkin em 2020 aos 31 anos. Suarez Navarro ganhou dois títulos de simples da WTA e foi sete vezes quadrifinalista de Grand Slam, alcançando a sexta posição no ranking mundial. Depois de passar por tratamento, ela retornou para a temporada de 2021. No fim desse ano, aposentou-se e, aos 34 anos, deu à luz gêmeos em 2 de junho de 2023.

“Nunca pensei que o câncer me afetaria tão jovem”, disse Suarez Navarro, “No entanto, graças à detecção precoce e ao tratamento rápido, consegui não apenas terminar minha carreira no tênis em meus termos, mas também dar à luz duas filhas gêmeas. Agradeço todo o trabalho que a Fundação WTA e a Hologic estão fazendo para ajudar na busca pela cura e tratamentos para que outras pessoas que recebem um diagnóstico de câncer possam ter a mesma sorte que eu tive, pois anseio por uma vida longa com minha família.”

Comentários