Turim (Itália) - Nesta quinta-feira foram sorteados os grupos dos ATP Finals de Turim e os quatro campeões do torneio acabaram divididos, dois para cada lado. Atual campeão e podendo se isolar como o recordista de títulos na competição, o sérvio Novak Djokovic lidera o Grupo Verde junto com o grego Stefanos Tsitsipas, (vencedor em 2019), com o italiano Jannik Sinner e com o dinamarquês Holger Rune.
Os outros dois campeões de edições anteriores do Finals caíram no Grupo Vermelho com o espanhol Carlos Alcaraz, que terá pela frente o russo Daniil Medvedev (vencedor em 2020) e o alemão Alexander Zverev (bicampeão em 2018 e 2021). Além deles, também estará neste grupo o russo Andrey Rublev.
Dono de seis conquistas no Finals, Djokovic está empatado com o suíço Roger Federer e pode se isolar como recordista absoluto com uma conquista mais. O sérvio soma 16 vitórias e 4 derrotas no total contra seus adversários na fase de grupos e tem tudo para chegar pelo menos nas semifinais.
A maior freguesia no histórico é com Tsitsipas, que enfrentou Djokovic 13 vezes e só conseguiu vencê-lo duas vezes. Jogando em casa, Sinner tentará bater o sérvio pela primeira vez, já que perdeu os três duelos anteriores. O único que tem retrospecto parelho é Rune, com dois triunfos para cada lado em quatro encontros.
Na briga pela liderança do ranking no final da temporada, o sérvio garante o número 1 com uma vitória sua ou uma derrota de Alcaraz, que só pode superar ‘Nole’ se for campeão invicto e o rival perder todos os três jogos na fase de grupos. Qualquer situação diferente garantirá a ponta para Djokovic.
The 2023 #NittoATPFinals singles & doubles groups are officially set. 🙌
— ATP Tour (@atptour) November 9, 2023
Who are you picking to take home the 🏆 pic.twitter.com/mmNYi5NYwS