Notícias | Dia a dia
Thomaz Koch recebe homenagem no clube Paulistano
19/11/2023 às 10h47

São Paulo (SP) - Um dos maiores tenistas brasileiros da história, o gaúcho Thomaz Koch receberá homenagem no próximo final de semana para relembrar os grandes feitos de sua longa carreira. A iniciativa é do técnico Eloy de Souza e do diretor de tênis do clube Paulistano, Maurício Macedo.

Koch receberá na sexta-feira amigos e parceiros de quadra de sua época, como Carlos Kirmayr, Júlio Goes, João Soares, Givaldo Barbosa e Roger Guedes. A uruguaia Fiorella Bonicelli, com quem conquistou o título de Roland Garros de duplas mistas de 1975, também confirmou presença. Já o parceiro de décadas Edison Mandarino passa por problemas de saúde na Espanha e declinou do convite.

Com 78 anos completados em maio, Koch foi o maior nome do tênis masculino brasileiro antes de Gustavo Kuerten, tendo alcançado as quartas de final do US Open (1963), Wimbledon (1967) e do US Open (1968). Na fase amadora do tênis, venceu torneios de peso como Barcelona e foi listado entre os 20 melhores do mundo pelas pubicações especializadas.

Apesar de ter jogado pouco na Era Profissional, por conta de uma persistente hérnia de disco que limitou suas temporadas a partir de 1968, levantou seis títulos de nível ATP em três pisos diferentes, o maior deles em Washington, onde derrotou Arthur Ashe. Sua mais alta classificação foi o 24º posto, obtido em 1974.

Canhoto de grande destreza junto à rede, Koch é também o nome mais expressivo do time brasileiro da Copa Davis em todos os tempos. Durante os 16 anos de particpação, enfrentou 44 países, realizou 118 jogos e venceu 74 deles, sendo 46 em simples e 28 em duplas.

Segundo Eloy de Souza, a homenagem inclui um coquetel na sexta-feira à noite e a disputa de um Pro-Am, torneio que reúne dupla formada por um profissional e um amador, ao longo do sábado.

Comentários