fiogf49gjkf0d
Marcelo Melo, Nicolas Mahut, Bruno Soares, Rohan Bopanna, Jamie MurrayCopa Davis" /> fiogf49gjkf0d Marcelo Melo, Nicolas Mahut, Bruno Soares, Rohan Bopanna, Jamie MurrayCopa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Marcelo Melo, Nicolas Mahut, Bruno Soares, Rohan Bopanna, Jamie Murraytênis" /> fiogf49gjkf0d 2016/melo/0603_rg_smash_dodig_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2016/melo/0603_rg_smash_dodig_int.jpg" />Miami (EUA) - Campeão de Roland Garros em 2015, o mineiro Marcelo Melo ficou perto de conseguir repetir o feito neste ano, mas acabou parando nas semifinais ao lado do croata Ivan Dodig. Isso acabou fazendo com que ele amargasse uma queda de seis colocações no ranking de duplas, saindo da liderança para o oitavo posto.
O francês Nicolas Mahut aproveitou a situação para assumir pela primeira vez a liderança do ranking. Ele e o compatriota Pierre-Hugues Herbert pararam nas oitavas de final em Paris, mas a campanha foi o suficiente para levar Mahut para o posto de número 1 do mundo, algo que um francês não conseguia desde agosto de 1987 com Yannick Noah.
A segunda posição ficou com o britânico Jamie Murray, parceiro do mineiro Bruno Soares, que ganhou um lugar na lista e está no nono posto. O terceiro é Herbert e complementam o top 5 os irmãos Bob e Mike Bryan, respectivamente quarto e quinto colocados.
Quem mais comemorou entre os duplistas foi o indiano Rohan Boppana, que voltou ao top 10 exatamente na décima colocação e assim garantiu lugar nas Olimpíadas, já que os dez primeiros no ranking de duplas asseguram um lugar nos Jogos do Rio.
Vice-campeões em Paris, os irmãos Bryan assumiram a liderança da corrida da temporada, deixando os franceses Mahut e Herbert em segundo e a dupla de Soares e Murray no terceiro posto. Melo e Dodig aos poucos se recuperam depois do começo de ano abaixo das expectativas, ganharam quatro colocações e estão em décimo, a 30 pontos da zona de classificação para o Finals.